Um “muito obrigado” especialíssimo aos nossos primeiros leitores! Vocês votaram e escolheram o filme do mês!
Não teve pra ninguém, dirigido por Clint Eastwood, “Gran Torino” levou a maioria dos votos e terá sua vez aqui no “Papo de Cinema”!
Gran Torino foi escrito por Nick Schenk e Dave Johannson, estreou nos cinemas americanos em 2008, no Brasil em 2009. Clint Eastwood dirigiu e atuou – com aquele jeitão conhecido de seu público. No filme, ele interpreta o viúvo, rabugento, anti-social e xenófobo polaco-americano Walt Kowalski. Seus filhos, já casados, preferiam que Kowalski deixasse a casa e fosse para um “retiro para idosos”. Mas, o veterano da Guerra da Coreia não deu o braço a torcer, nem daria mesmo. Assim o faz com todas as outras coisas, como sua rejeição quando vê que o filho comprou uma Toyota. É nacionalista, trabalhou na Ford. O que menos queria era ver um filho dirigindo um carro importado, pior sendo asiático.
Aposentado, vive dando reparos no jardim e nas instalações da velha casa. Outro passatempo, o preferido dele, é lustrar o carro que dá nome ao filme: um Gran Torino, 1972. Depois, senta-se à varanda e saboreia uma cerveja gelada – ou várias. Mas, essa aparente calmaria no mundo comum de Walt ficava cada vez menor. O bairro havia se distanciado do estilo de vida americano, fora tomado por imigrantes asiáticos. São alguns deles que mudarão definitivamente a rotina do veterano. Os irmãos Thao e Sue, da etnia hmong, vão ganhando aos poucos a confiança do veterano, que, também vai cedendo e se deixando levar pela socialização com outra cultura. Isso depois que Thao tentou roubar a jóia sobre-rodas de Walt. É aí que ele se revela um homem mais humano, deixa um pouco de lado a armadura de xenofobia que trouxe da Guerra e perdoa o garoto – não de graça, mas enfim. Mas, o fato é que o durão Walt Kowalski vai se refazendo ao longo do filme.
Chega não é mesmo? Ainda há muita coisa pra se discutir acerca desse filmaço do Clint Eastwood e companhia.
Observe também:
Como se dá a relação do heroi, Walt, com o jovem padre;
Como ele se porta ao participar de uma festa na casa dos vizinhos estrangeiros;
E como Walt, Thao e Sue se tornam mentores uns dos outros.
Aproveite o friozinho e marque uma sessão pipoca com os amigos na sua casa! Alugue ou empreste “Gran Torino”, vai valer a pena.
Veja os prêmios deste filme: Awards
Nenhum comentário:
Postar um comentário